K-pop: O pop coreano que bomba no mundo todo

Imagine que suas personagens de anime favoritas viraram pessoas de carne e osso. Que elas cantam, dançam e possuem talentos individuais incríveis mostrados em clipes coloridos, com histórias engraçadas, dramáticas ou até mesmo de cunho policial. Tudo isso, com coreografias que você morre de vontade de aprender e músicas que fazem você querer ficar dançando dentro do ônibus: Esse é o k-pop. (Meu primeiro Music Video foi Gee, do Girls’ Generation! São meu primeiro amor até hoje por isso)

Bem antes de Gangnam Style estourar na internet como um viral, o K-pop (ou Korean Pop, música pop da Coreia do Sul) já era febre no Brasil e é levado muito a sério por quem curte o estilo, dando origem a várias páginas no Twitter e Facebook, como por exemplo, o Vida de K-Pop Lover, que possui mais de 15.000 fãs. Além disso, flashmobs em cidades grandes como São Paulo já aconteceram mais de uma vez no Brasil e mostram a paixão dos fãs:

Pode-se dizer que o pop coreano divide-se em duas categorias: boybands (de garotos) e girlbands (de garotas). Dentre as boybands mais famosas estão: BIG BANG, Super Junior, SHINee, B2ST, MBLAQ e 2PM, sendo BIG BANG a vencedora do prêmio “Best Worldwide Act”, na edição de 2011 do EMA (premiação musical europeia da MTV), com mais de 58 milhões de votos e B2ST um dos primeiros grupos coreanos a apresentar-se em um show de alta escala no Brasil, no dia 13 de dezembro de 2011.
Imagem
Na ala feminina, Girls’ Generation (Ou SNSD, como são conhecidas na Coréia: So Nyuh Shi Dae – sem tradução), 2NE1, f(x), 4Minute, KARA, T-ara, After School, Secret, miss A e Wonder Girls são alguns dos muitos grupos que compõem esse grande leque de garotas bonitas e talentosas – algumas delas com estreia fora da Coreia do Sul, e carreira solo, como é o caso de BoA, muito reconhecida no Japão.
Imagem
Para começar suas carreiras, cada grupo desses é colocado em teste desde a pré-adolescência. Alguns começam como o que eles chamam de “trainee”, sendo ensinados desde os 10, 12 anos a cantar, dançar e até mesmo atuar – as empresas mais famosas do ramo são SM e YG. Ao finalizar essa fase, quando chega a aproximadamente 16 anos, se estiver pronto, o trainee é convocado para um novo grupo (que pode ter entre 4 e 10 pessoas; se possível, mais ainda, já que eles têm disciplina e conseguem montar grupos assim tão grandes), que recebe um nome, e é anunciado então debut (quando o grupo ou solo faz a sua estreia). Veja o debut stage (palco de debut) do f(x) abaixo:

E não para por aí! Como se não merecessem admiração o suficiente por seus esforços, esses Idols ainda participam de vários programas de variedades, realitys shows e alguns até atuam em novelas (chamadas na Ásia de “doramas” ou “kdramas”) e comerciais. Sendo assim, o cachê de alguns artistas pode ser maior do que o de outros mas, mesmo assim, eles dividem apartamentos (ou dormitórios) onde vivem todos juntos como uma família – para que aprendam como é ser um grupo de verdade.
Imagem
Está amando as músicas, as histórias de vida, mas não consegue diferenciar os artistas? Não se desespere. Todo iniciante tem suas dúvidas no começo. Acontece que para nós, brasileiros, com essa miscigenação, tanta gente com olhinhos puxados e cortes de cabelos diferentes confunde mesmo, afinal, aqui temos negros, brancos e pardos. Mas, com o tempo, isso muda, e logo você entende (e aprende com ajuda de fansites) que cada um tem sua própria feição, jeito de ser e de falar, afinal, são pessoas parecidas, mas são mais de uma, não é mesmo? Ninguém é igual a ninguém, e é aí, que surgem os chamados “BIAS”, palavra derivada de Husband (marido, em português): são aqueles dos quais nós gostamos mais em cada banda e, depois de saber quem é ele em cada clipe, nós conhecemos através dos programas e talk shows do YouTube da vida, e nos identificamos mais; aqueles que têm uma personalidade legal, te fazem querer ser fã deles pro resto da vida e assistir (e baixar) cada solo.Viu como é simples e belo? Então se joga, amiga! Porque o que não falta no k-pop é música nova e divertida pra virar sua favorita! Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais? Manda um tweet: @JessViieira!  Chu 츄~♡
Imagem
Esse texto foi minha primeira participação no site Somos Criativos. Para ver o original acesse aqui.
Anúncios

Um pensamento sobre “K-pop: O pop coreano que bomba no mundo todo

  1. Pingback: Girls’ Generation: “Nine people who are very different from each others, have now become one.” | O Teorema Jess

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s