Apanhador de sonhos: “A esperança é o sonho do homem acordado.”

É com a frase de Aristóteles no título do post que um dos objetos indígenas de significado mais forte aparece aqui no Teorema.

ImagemConhecido também como Filtro dos sonhos, caçadores de sonhos ou espanta pesadelos, o Apanhador de Sonhos, no inglês dreamcatcher, é dito na cultura indígena como ojibwa, consiste em um aro construído com uma vara de salgueiro-chorão, ao qual são atrelados e pendurados vários fios, formando uma espécie de teia de aranha, propositalmente irregular em sua forma, segurando algumas poucas penas e/ou outros pequenos objetos de significância pessoal especial.

ImagemLenda:

Diz a lenda que antigamente havia duas tribos em guerra. A raiva e o rancor gerou energias desarmônicas, que faziam com que as crianças tivessem pesadelos. A grande mãe búfala desceu à terra e pediu ao xamã da aldeia que fizesse um aro com um galho de salgueiro. Os bons sonhos sabiam para onde ir, passando pelo furo central. Aos primeiros raios de sol, as energias ruins se dissipavam.

Apesar dos catasonhos terem originado-se entre o povo Ojibwa Nation, durante o período do Movimento Panameríndio (ou the Pan-Indian Movement, em inglês) das décadas de 1960 e 1970, esses objetos foram adotados por muitos outros grupos e nações indígenas da América do Norte, sendo considerados um símbolo de união e de confraternização entre os povos ameríndios do norte do continente. Muito embora certos indivíduos e coletivos indígenas tenham expressado a opinião de que houve uma super-comercialização desse objeto, e que os cata sonhos carecem a devida autenticidade para poder servir de emblema geral aos povos originais da terra.

ImagemNa Atualidade:

Nos dias de hoje, usa-se o apanhador de sonhos como símbolo dos sonhadores. Acredita-se que ter um em seu quarto pode ajudar a dormir bem e em segurança. Além disso, é muito usado na moda como colar, brinco e até mesmo em tiaras.

Imagem

ImagemImagemImagemPara quem tatua o apanhador o significado pode ser diversificado: proteção, cura, e ter apenas coisas boas por perto. Mas é claro, que o significado da tatuagem pode ser individual e cada um pode ver de uma forma diferente.

ImagemPara ver tattoos com o apanhador de sonhos, acesse Tinta na Pele.

Fontes: Wikipedia | Os espanta-espíritos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s