Moda Grunge: Dos anos 80 para 2014

Considerado um subgênero do rock alternativo, o grunge surgiu na década de 1980 principalmente em Seattle. É inspirado pelo hardcore punk, pelo heavy metal e pelo indie rock, sendo que as letras das músicas abordam temas como angústia e sarcasmo, entrando em temas como alienação social, apatia, confinamento e desejo de liberdade.

ImagemÉ dito que a estética grunge é despojada em comparação a outras formas de rock, e muitos músicos grunge se destacaram por sua aparência desleixada e por rejeitarem a teatralidade em suas performances. Um exemplo disso é Kurt Cobain.

ImagemAs roupas comumente usadas pelos músicos grunge em Washington consistia de itens de brechós e típicas roupas (principalmente camisas de flanela) da região, bem como uma aparência geralmente desleixada. O estilo não desenvolve uma tentativa consciente de criar uma moda atraente; o jornalista musical Charles R. Cross disse: “Kurt Cobain era muito preguiçoso para lavar o cabelo”, e Jonathan Poneman, da Sub Pop, disse: “Isso [roupas] é barato, durável e é uma espécie de intemporal. Também corre na contramão da estética toda chamativa que existia na década de 1980.”

ImagemNos dias atuais a moda permanece intacta mas com certas modificações feitas pelos “filhos do grunge”. O coturno, creepers, óculos de sol de lente arredondada, meias escuras, jaquetas e principalmente camisetas de bandas grunge são acessórios essenciais.

ImagemExistem variações dentro da própria moda: grunge e soft grunge. No qual o segundo consiste na abundância de tons pastéis nos acessórios assim como no Pastel Goth:

ImagemImagemImagemPara exemplo de artista grunge atual temos Sky Ferreira. A cantora, modelo e atriz é adorada pelo público grunge de forma a ser inspiração para muitas meninas. Seu estilo é despojado na medida certa e seu cabelo sempre desarrumado de um jeito chique faz com que seus looks sempre pareçam apropriados para ela:

ImagemImagemImagemMas não é só de Sky que se faz inspiração. No Tumblr o que mais se encontra é adeptos do grunge que mandam super bem, por isso, aqui vai alguns looks bem bacanas:

ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Anúncios

3 pensamentos sobre “Moda Grunge: Dos anos 80 para 2014

  1. Pingback: A moda de Mean Girls: Patricinhas? Grunge? | O Teorema Jess

  2. Pingback: Se inspira nela: Lua P | O Teorema Jess

  3. Pingback: Xadrez em alta | O Teorema Jess

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s